As oficinas de audiovisual e fotografia foram concluídas e 60 alunos que participaram das atividades desenvolvidas pelo Projeto Vozes Daqui receberam os certificados. Os jovens selecionados são do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, das escolas municipais Lourenço Albuquerque Gadelha, Dr. Manoel Borba e IV Centenário.
Durante as aulas, foi feito um resgate, fortalecendo a história e a cultura de Goiana, além de promover a integração da escola e a cidade.
As oficinas ocorreram em formato híbrido, com exercícios e atividades supervisionadas. Os jovens tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de como utilizar equipamentos, planejar e produzir fotos e curtas metragens, construir roteiros, realizar entrevistas na comunidade, valorizando a história e cultura de Goiana, além de seus patrimônios materiais e imateriais. “Eu me senti muito feliz. Adorei as professoras que são muito legais, aprendi bastante coisa como fotografar, usar lentes, os nomes de todas as câmeras. Adorei participar do Projeto Vozes Daqui”, conta a aluna da Escola Dr. Manoel Borba, Rakelly Andrade da Silva, 12 anos.
Foram destaques nesse trabalho os artistas locais, inclusive dois deles são avós e pais de alunos e também foram retratados pontos turísticos de Goiana, a exemplo de casarios e igrejas.
As fotos e vídeos estão em processo de curadoria e edição, e a divulgação dos trabalhos deverá ser realizada através de uma plataforma online que está em processo de construção e com previsão de lançamento em agosto desse ano.
Vale ressaltar que nas oficinas presenciais foi aplicado o protocolo de segurança contra COVID-19, com grupos reduzidos de até 5 alunos, respeitando o distanciamento, utilizando máscaras, aferidor de temperatura, álcool em gel e tapete sanitizante.
OUTRAS INFORMAÇÕES
A iniciativa é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura de Goiana, através da Secretaria Municipal de Educação e Inovação.