Projeto Vozes Daqui Realiza Curso de Gestão de Biblioteca nas Escolas de Goiana

Com o tema “Como gerir e integrar as atividades de uma biblioteca à escola”, foi concluída a capacitação em Gestão de Bibliotecas, como parte do componente Projetos Escolares que visa promover a melhoria do ambiente escolar em nove unidades escolares de Goiana, que fazem parte do Projeto Vozes Daqui, uma iniciativa envolvendo Prefeitura de Goiana, através da Secretaria de Educação e Inovação, AVSI Brasil, Stellantis JEEP e Fundação Banco do Brasil.

A capacitação, com carga horária de 12 horas, foi dividida em 7 encontros, sendo ministrada pelo bibliotecário e educador Arthur Ferreira. Participaram dela, 17 professores e gestores escolares, que passam a ser responsáveis pela gestão das bibliotecas /salas multimídia das Escolas Municipais Dr. Manoel Borba, IV Centenário e Irmã Marie Armelli Falguières, localizadas no centro de Goiana, além da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, no distrito de Tejucupapo. A capacitação foi realizada por meio de webconferências, através da plataforma MEET.

Os encontros foram marcados por processos de exposição de conteúdo, escuta assertiva e aplicação de uma metodologia teórico-prática.

Além de absorver o conteúdo a respeito do espaço da biblioteca, gestores e professores também propuseram ações e formas democráticas para a gestão do espaço.

O esforço coletivo durante esses encontros foi, principalmente, munir os participantes de informações, documentos e conteúdos para que possam administrar as bibliotecas que estão sendo implementadas nas escolas Dr. Manoel Borba e IV Centenário e nas já entregues pelo Projeto, nas escolas Irmã Marrie Armelle Falguiéres e Presidente Costa e Silva.

Alguns professores e gestores dessas últimas duas escolas, já haviam participado da capacitação na fase 1 e participaram como forma de reciclagem. Além disso, por seu caráter participativo, serviu para que fosse elaborado um documento para cada biblioteca, que norteará todo o funcionamento do espaço.

O material ficará disponível para as gestões das escolas. A ideia é tornar as bibliotecas um forte instrumento e espaço pedagógico de ensino e aprendizagem.

“Esses encontros foram de grande contribuição. Compreendemos que a biblioteca não é um espaço para guardar livros. Os alunos terão oportunidades de acessar uma biblioteca/sala multimídia moderna, com acesso à tecnologia, uma experiência nova pra eles e também para os professores e para todos da comunidade escolar”, disse Bianca Balbino, vice-gestora da Escola Municipal IV Centenário.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Rolar para cima